Pesquisar este blog

domingo, 8 de março de 2015

LUGARES DE MEMÓRIA: Vassouras do conhecimento crítico à apropriação pela comunidade do seu patrimônio. Mesa Redonda, Exposição e Coquetel de lançamento do livro



LUGARES DE MEMÓRIA
Vassouras do conhecimento crítico à apropriação pela comunidade do seu patrimônio.
Raphael David dos Santos Filho (Org.)

Mesa Redonda, Exposição e Coquetel de lançamento do livro LUGARES DE MEMÓRIA Vassouras do conhecimento crítico à apropriação pela comunidade do seu patrimônio.
https://www.facebook.com/events/1405995663042810/

Local/ horário: Auditório da Prefeitura Municipal de Vassouras – Centro da Cidadania, Dia 19 de março de 2015, às 18h.
Apoio: Prefeitura Municipal de Vassouras/ Secretaria Geral de Governo, Rotay Vassouras e Jornal Tribuna do Interior

Concebido a partir de Projeto de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem como objetivo manter pública suas ações educativas motivando a comunidade envolvida, Lugares de Memória – Vassouras do conhecimento crítico à apropriação pela comunidade do seu patrimônio é um convite a todos para conhecerem e se aproximarem do universo do Centro Histórico de Vassouras.

O livro aborda as relações diversas que ao longo do tempo se estabeleceram entre o Centro Histórico de Vassouras e sua comunidade e ainda, aborda temas fundamentais como memória, preservação, turismo e educação, com todas as tensões que se estabelecem entre o passado e o presente. Além da questão da paisagem, que se configura no conjunto dos edifícios históricos, o livro contribui para a discussão de políticas de preservação, além de compartilhar novos olhares sobre Vassouras a partir de mais de 100 imagens coletadas ao longo de pesquisa de extensão e que representam parte importante da vida simbólica dessa comunidade.

Em um trabalho que contou com parcerias e participação de alunos e professores de outras importantes Universidades, Centros de Educação Infantil e Escolas de Ensino Superior – Escola de Belas artes (UFRJ), Faculdades Integradas Silva e Souza (FISS), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), Universidade Federal de Juiz e Fora e de Instituições Museológicas ‐ Museu Casa da Hera/IBRAM – instigaram para a sensibilização e o conhecimento do tema, em um trabalho conjunto cujos resultados compartilhamos agora.

Programação

Mesa Redonda, Exposição e Coquetel de lançamento do livro LUGARES DE MEMÓRIA Vassouras do conhecimento crítico à apropriação pela comunidade do seu patrimônio.

Local/ horário: Auditório da Prefeitura Municipal de Vassouras - Centro da Cidadania,
Dia 19 de março de 2015, às 18h.
Apoio: Prefeitura Municipal de Vassouras/ Secretaria Geral de Governo, Rotary Vassouras e Jornal Tribuna do Interior

1. Mesa‐redonda: O Lugar de Memória e sua apropriação pela Comunidade: Vassouras.

Relato das pesquisas realizadas e resultados alcançados reunidos em Acervo Iconográfico/ Documental e apresentação do Projeto de Extensão da UFRJ desenvolvido em Vassouras.

Prof.Dr. Carlos Terra, Mediador, Diretor da Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA‐UFRJ), Profa. Dra. Helenise Monteiro Guimarães, Líder do Núcleo de Estudos de Carnaval e Festas NESCAFESTAS (EBA‐UFRJ), Profa. Daniele de Sá Alves, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Prof. Dr. Raphael David dos Santos Filho, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (FAU‐UFRJ).

2. Exposição itinerante de curta duração Vassouras, Lugar de Memória.

Exposição com imagens de Vassouras sob o olhar da Artista Vânia Laranjeira, focando os múltiplos aspectos do Centro Histórico de Vassouras que compõem o livro e o Acervo Iconográfico da Pesquisa de Extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário