Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Topografia e Arquitetura: Definição, história e conceituação.



 Figura 1: Topógrafos latino-americanos (ITD Ingenieria Topografia y Diseño, 2013)

A. O que é Topografia
Topografia é a ciência que estuda uma determinada superfície, com todos os seus acidentes geográficos naturais ou não, definindo a situação e a localização de qualquer área e determinando analiticamente as medidas (área/perímetro), com expressão exata de seu relevo através de representações gráficas em cartas ou plantas topográficas.
É a ciência que se ocupa da descrição do relevo de uma localidade (do grego, topos=lugar, região e graphen= descrição), ou ainda a arte de representar graficamente o relevo e as características desta localidade; Topografia significa a descrição exata e detalhada de um lugar, determinando as dimensões, elementos existentes, variações altimétricas, acidentes geográficos, etc.
A análise topográfica reúne dados, obtidos através de cálculos, métodos e instrumentos que permitem o conhecimento do terreno, dando base para execução de projetos e obras realizadas por engenheiros ou arquitetos e sendo fundamental para a etapa de projeto e a execução da obra.

1. Finalidade da Topografia

A Topografia mapeia uma pequena porção da superfície da terra e representa graficamente, através da planta de levantamento topográfico, todas as características de uma área (relevo, curvas de nível, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos, etc.).
A planta topográfica deve ser elaborada com equipamentos apropriados e métodos de medição e representação gráfica considerando-se os parâmetros, metodologia e legislação de acordo com as normas técnicas.

2. Breve história da Topografia

A Topografia surgiu simultaneamente à cartografia, de maneira instintiva, pela necessidade do homem de demarcar caminhos, locais de caça e propriedades.
Antigas civilizações (egípcios, chineses, gregos, árabes, romanos e babilônicos) utilizaram instrumentos rudimentares, que serviram para delimitar propriedades, traçar rotas comerciais e erguer construções. A groma egípcia, por exemplo, é um instrumento manual com uma base em forma de “X”, suspensa por uma corrente e que tem pendentes em cada ponta do “X” uma corda com um pequeno peso. Além de ser utilizado para alinhar direções em áreas planas até objetos distantes e depois transferir as linhas para o solo marcando linhas retas, podia ser usada para marcar ângulos necessários nas construções, como por exemplo, nas pirâmides (cf., Agrimensura en la Época Romana, TIMERIME, 2013) .
Mas, os instrumentos topográficos se desenvolveram muito principalmente no século XVII, , quando a construção de limbos graduados foi substituída pela fabricação de teodolitos, instrumento ótico usado para medir com precisão ângulos horizontais e ângulos verticais.
Outro fato importante para os estudos topográficos ocorreu em 1873: Em 1828, C.F. Gauss havia apresentado um modelo aperfeiçoado da figura da Terra, mas em 1873 o termo geoide foi criado por J.F. Listing, que propôs a denominação de Geóide para a forma da terra (circunferência da terra que é determinada pelo nível médio dos oceanos em calmaria e se estende por sob os continentes formando um círculo) e Molodensky, em 1945, demonstrou que a superfície física da terra podia ser determinada a partir das medidas geodésicas (do geóide). Assim, os topógrafos passaram a formar as redes geodésicas, sistemas de determinação das características físicas da superfície terrestre baseadas na altitude, com relação ao geóide, e longitude. Recentemente, a maior revolução na topografia foi à invenção do GPS (Sistema de Posicionamento Global) que possibilitou determinar posições estáticas ou em movimento com rapidez e precisão do que qualquer outro método anterior.

3. A importância da Topografia

         
 A Topografia é um instrumento para a implantação e acompanhamento de obras. Isto é a base inicial para engenheiros e arquitetos realizarem qualquer projeto ou obra por representar em planta e em qualquer escala, todas as variações apresentadas em uma superfície, a identificação de todos os limites de propriedades, a expressão exata de seu relevo com todos os detalhes que estão ao seu interior (vegetação, vales, córregos, cercas, cursos d’água, edificações e outros).
São várias as aplicações da topografia na implantação de projetos de engenharia, sendo verificadas em diversas modalidades, tais como: Edificações em geral - aeroportos, portos, cais, conjuntos habitacionais- Obras de arte - túneis, pontes, pontilhões, viadutos; Barragens; Sistema de drenagem – galerias, canais; Sistema de água e esgoto; Planejamento urbano; Paisagismo; Usinas Hidrelétricas; Telecomunicações; Agricultura; Reflorestamento dentre outros.

B. O que é a Arquitetura

 Figura 2: Arquyteturas (CARVALHO,  2013)

A Arquitetura é a arte ou técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano.”
A Arquitetura trata do design do ambiente construído pelo homem, o que engloba desde o desenho de mobiliário (desenho industrial) até o desenho da paisagem (paisagismo) e da cidade (urbanismo), passando pelo desenho dos edifícios e construções. O trabalho do arquiteto envolve, portanto, toda a escala da vida do homem, desde o manual até a urbana.
Falar em Arquitetura é falar sobre o espaço, o principal meio de expressão e de trabalho do Arquiteto, porque a Arquitetura envolve os espaços criados pela construção, os espaços interiores, os exteriores e os subjetivos.
C. A importância da Topografia para a Arquitetura
Analisando as etapas da construção civil, pode-se constatar que esta atividade está envolvida no desenvolvimento principalmente urbano e social.
A primeira coisa que o construtor deverá fazer após adquirir uma propriedade para nela construir um empreendimento imobiliário é solicitar um serviço de levantamento plani-altimétrico cadastral do terreno (a topografia). O levantamento topográfico confirma a metragem de uma determinada área e, com o levantamento plani-altimétrico, o construtor terá como avaliar o preço, o retorno de seu investimento financeiro e também constatar o que sobrará de área para construir levando em conhecimento as Leis do regem o plano diretor Municipal.
Um exemplo é se o cliente vai comprar um imóvel urbano com o lote de 15m x 35m que possui um córrego o qual passa pelos fundos da área. Com a posse de um levantamento topográfico o cliente tem condições de saber que poderá construir em um raio de 15m afastado do córrego, outro parâmetro de se levar em conta é o plano diretor, o qual traz a informação que a área de construção deverá ter mais um recuo na calçada e mais uma área verde de 5m na parte frontal do terreno.
Chega-se à conclusão de que o terreno com 35m de comprimento vai passar a ter somente 15m disponível para obras de construção ou até menos dependendo das diretrizes que regem o plano diretor de seu município. Neste sentido o cliente evita um investimento de grande valor por um que lhe auxilie na tomada de decisão, que proporciona uma visão mais ampla em relação à compra, assim o cliente pode informações que sejam relativamente de baixo custo.
A verificação da real geometria e altimetria do terreno também trazem segurança ao engenheiro ou arquiteto que for realizar um estudo de massa.
Um levantamento topográfico bem apurado deverá considerar todos os elementos existentes no local, tais como: Meio fio, arruamentos internos, alinhamentos de muros e cercas, marcos demarcatórios, árvores, caixas de drenagem, postes, ralos, edificações existentes, edificações confrontantes, indicação do sentido do trânsito, existência de rios ou córregos próximos ao terreno, pontos cotados, curvas de nível, taludes, rochas, etc. Portanto, julgamos que o levantamento topográfico do terreno é imprescindível antes de investir cegamente num negócio imobiliário. Na fase de execução da obra, a topografia serve de instrumento técnico para evitar erros na demarcação dos limites do terreno, locação de nivelamento dos furos de sondagem, demarcação do esquadro da obra, locação de estacas, locação de pilares, nivelamento do terreno, acompanhamento das prumadas dos pilares, nivelamento dos pisos e lajes, marcações das áreas de lazer e jardim, etc.
  D. Referências

1.       CARVALHO, Gaio. Arquyteturas. Disp. em: https://www.facebook.com/gaio.carvalho. Acesso: 22 de abril de 2013.
2.      IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O que é o Geóide? Disp. em: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/oquee_geoide.shtm. Acesso em: 22 de abril de 2013
3.      TIMERIME. Agrimensura en la Época Romana. Disp: http://timerime.com/en/event/1457050/Agrimensura+en+la+poca+Romana/. Acesso: Abril 2013.

Um comentário:

  1. Bacana dmais :-)
    Tenho um blog relacionado à decoração que talvez queira ver, eis um dos artigos: Vaso grande para sala. Vlw! ;-)

    ResponderExcluir